Ginástica Ritmica
A ginástica rítmica, também conhecida como GR, é uma ramificação da ginástica que possui infinitas possibilidades de movimentos corporais combinados aos elementos de balé e dança teatral, realizados fluentemente em harmonia com a música e coordenados com o manejo dos aparelhos próprios desta modalidade olímpica, que são a corda, o arco, a bola, as maças e a fita.
A ginástica rítmica desenvolve harmonia, graça e beleza em movimentos criativos, traduzidos em expressões pessoais através da combinação musical e técnica que transmite, acima de tudo, satisfação estética aos que a assistem.
A ginasta precisa ter graça, leveza, beleza e técnicas precisas em seus movimentos para demonstrar harmonia e entrosamento com a música e suas companheiras, num ambiente de expressão corporal contextualizada inclusive pelos sentimentos transmitidos através do corpo. Fisicamente, é função de esta modalidade desenvolver o corpo em sua totalidade, por meio dos movimentos naturais aperfeiçoados pelo ritmo e pelas capacidades psicomotoras nos âmbitos físico, artístico e expressivo. Por essa reunião de característica, é chamada de desporto-arte.
A Aginoc ao longo de sua existência tornou se um celeiro de ginastas desta modalidade, inclusive é comum encontrar hoje professoras de ginástica rítmica em várias instituições do Distrito federal que foram ex-alunas da Aginoc. O trabalho é desenvolvido com turmas de iniciação até o aperfeiçoamento/treinamento.
Participamos de vários eventos durante o ano, como festivais, competições internas e específicas da Federação de Ginástica de Brasília, como forma de motivação, atualização e aprendizado para alunas.